| CEN | DEX
Entre Temas - Mostras colaborativas do desenho da cena
Promoção e produção Sonia Paiva e LTC - Laboratório Transdisciplinar de Cenografia
O LTC e as atuais mutações da maquete do Teatro SESC Garagem/DF
Nesse semestre, os alunos da disciplina de encenação 3 diurno continuaram desenvolvendo projetos de iluminação para a maquete do teatro Sesc Garagem. Aquela brincadeira que começou nas aulas presenciais com a manipulação de pequenas lanternas à pilha e de finger lights, agora ganhou sistema de controle via DMX - que é o mesmo protocolo dos equipamentos de iluminação utilizados em todos os teatros do mundo - e se consolida como ferramenta indispensável para o ensino da iluminação cênica.
Durante estes 3 semestres de ensino remoto, devido à pandemia Covid-19, fizemos muitos experimentos luminotécnicos, visando criar um setup de iluminação para ensinar os fundamentos da luz. Utilizando LEDs e ferramentas de prototipagem eletrônica da plataforma Arduino, conseguimos controlar tempo e velocidade de acendimento das luzes, regular intensidades e cores. Desenvolvemos uma versão de moving lights e criamos iluminações gerais ou dramáticas. E também bolamos uma espécie de urdimento cênico com peças de perfis metálicos.
Mesmo remotamente, percebemos que tudo isso foi muito útil para os alunos se familiarizarem com o universo da iluminação cênica e se projetarem virtualmente numa montagem teatral. Além do exercício de desenvolverem conceitualmente um mapa e um roteiro de luz, parte do grupo também teve contato prático com a maquete através de um encontro presencial na casa da professora Sônia Paiva.
É nesse momento que os alunos trazem seus cenários idealizados em grupos e realizados em partes e individualmente, para explorarem todos os aspectos dos projetos desenvolvidos ao longo da disciplina.
A plataforma Arduino, apesar de eficaz, requer estudo específico em linguagem de programação. Então, ainda faltava encontrar uma forma do aluno poder operar seu desenho de luz através de uma mesa de iluminação amigável, como são os modelos DMX.
Fizemos uma adaptação, retirando essa placa dmx de uma refletor profissional para conectar numa fita de led que servia como iluminação de ciclorama da maquete. Pois não é que a ideia deu certo!
Contratamos um projetista para desenvolver uma placa dmx exclusiva para nossa maquete. Bastava então conectar tudo à uma mesa de iluminação DMX e começar a miração!
E a certeza da missão cumprida veio com entusiasmo e sorriso dos alunos!
Equipe desenvolvedora maquete com controle de luz DMX e robotizada
Coordenadora: Sonia Paiva
Confecção da Maquete física: Carol Guida
Projeto luminotécnico : Caco Tomazzoli
Colaborador do LTC em robótica e automação: João Andriotti
Colaborador do LTC na orientação sobre escala maquete: Eric Costa
Programação da operação das cenas em Arduino: João Andriotti, Caco Tomazzoli e Caio Sato
Vestimentas cênicas: Sonia Paiva e Caco Tomazzoli
Registros: Caio Sato e Lua Castro