
| CEN | DEX
Entre Temas - Mostras colaborativas do desenho da cena
Promoção e produção Sonia Paiva e LTC - Laboratório Transdisciplinar de Cenografia
CORpo




Escolhemos o Teatro-Dança movidos pela intenção de realizar essa pesquisa
corpórea através do movimento e explorar a dança também como uma instigadora desses prazeres.
Pretendemos contemplar as nossas diversas versões, dando espaço para que nossos corpos se expressem da maneira que desejarem em cada performance, cada dia, em contato com o espaço, objetos cênicos, dores internas ou externas, sensações, emoções, instintos, vontades e aleatoriedades. É uma tentativa cênica de ser livre, de escutar nosso corpo individualmente e coletivamente utilizando do improviso como recurso performático.
Quanto à cenografia e iluminação, o objetivo é experimentar os conceitos
de corpo-luz-cenografia, pensando e entendendo esses elementos como corpo, encontro, relação, prazer.




APOS




Nosso projeto se iniciou com um Brainstorm de ideias onde havíamos chegado no tema "Natureza", depois de alguma reflexão foi sugerido o tema "Apocalipse" onde o grupo acatou e passamos a fazer nossas pesquisas. Nesse processo de pesquisa, acabamos fundindo ambos os temas e achando nessa fusão o nosso recorte. Dessa forma, trazendo um tema bastante recente no mundo audiovisual e nos debates virtuais e até mesmo presenciais, e talvez de grande ansiedade para a humanidade que seria um mundo pós apocalíptico.
No entanto, nosso grupo não optou por uma linha onde tudo fosse destruído e não existisse nada vivo, pelo contrário trouxemos o recomeço para esse mundo pós apocalíptico. O recomeço de toda vida natural, onde a natureza tomasse conta de tudo que estivesse sobre o mundo, um apocalipse de reconstrução e recomeço da vida natural.
Debatemos sobre quem seriam esses seres vivos existentes nesse mundo pós apocalíptico, se seria só a natureza vegetal, bactérias, vírus, fungos, animais vertebrados e invertebrados, e até alguns seres humanos que evoluíram para que sobrevivessem. Pensamos desde o pequeno até o maior, até por conta da composição de um elenco, onde o quê e quem eles representariam para falar desse novo recomeço e nova oportunidade que o cosmos tivessem dando para a humanidade.
Luares




Em uma proposta de espetáculo que se propõe a beber de fontes diversas, desde o folclore brasileiro até a dança-teatro de Pina Bausch, o Projeto Luares busca, por meio da sensorialidade, levar o espectador em uma jornada obscura pela relação do ser humano consigo mesmo.
Tendo como imagem principal do projeto, a lua, pensamos nesse recorte da influência do universo, natureza e de seres místicos com o humano e o tempo.
Essa lua nos guia através de sensações e avisos como um grande relógio, por meio de suas cores, culminando na lua vermelha que traz o incômodo, o desconhecido, o “fim dos tempos”. Nossas motivações partem da fascinação
pela ideia de seres celestiais e como isso afeta cada um, bem como reflexões e críticas sociais, em um alerta em relação a como os seres humanos lidam com o meio em que vivem, seus medos e a passagem do tempo cronológico presente
nessa visão Ocidental.