top of page

Direção 1 - Diurno

O curso de Direção optou por formar dois grupos numa proposta de direção colaborativa. Essa escolha proporciona obras com múltiplos olhares sobre uma mesma narrativa. Isso resulta na vantagem de vivenciar histórias e criações artísticas multifacetárias que se aproximam da complexidade atual em que os eventos não acontecem mais linearmente e sim em rede. 

Julia Carrera e Marcelo Amalfi, convidados por Sonia Paiva, nos contaram um pouco do que vivenciaram quando estiveram no Théâtre du Soleil, na França. A turma foi atravessada pelo conceito das evidências de Ariane Mnouchkine o qual provoca todos os atores da companhia a descorar e experimentar um mesmo personagem. Com isso ela vai entendendo as evidências, as escolhas cênicas de cada ator, sobre o personagem e somando um pouco de cada interpretação ela entende que o personagem se revela para o processo. Ariane defende que os personagens são seres múltiplos, assim como nós. 

A composição em tempo real, desenvolvida pelo português João Fiadeiro, também fez parte da trajetória do curso. O conceito de Fiadeiro defende que a composição é na verdade uma posição com uma posição, com posição, composição. Adaptamos o exercício do quadrado para o Microssoft Teams, e chegamos em alguns improvisos elucidativos de como poderíamos compor em conjunto. 

E por fim, com cada criador seguindo sua verve cênica e deixando sua marca nos projetos. Chegamos a dois trabalhos que se assemelham a um jazz cênico. Um, com um jogo de edição imagens e junção de elementos que nos transporta a um universo da personagem Lejatan de forma fluída e composicional. E o Segundo uma união de solistas de orquestras nos faz escutar, se emocionar e ser fisgado pela música da sereia.

Professora coordenadora: Sonia Paiva

Professores convidados para live sobre Théâtre du Soleil e o trabalho de direção de Ariane Mnouchkine: Julia Carrera e Marcello Amalfi

Professora convidada do LTC: Júlia Horta

Assistentes do LTC: Gabriel Luz e Caio Sato

Colaborador do LTC: Eric Costa

cartaz v2.png
EINALIA
 
Sinopse: Água. Azul. Flores. Sereias. Amores. Desejos. Poemas. Beleza. Morte. Quantos amores e desejos nascem e morrem afogados em palavras bonitas, escritas em tinta azul sob folhas floridas? Quantas histórias cabem em uma? Essa é a história de Einalia e seus desejos, desejos profundos, vorazes, desejos azuis, desejos mortais, desejos. Desejos que por razões extremas não poderão ser realizados. Ou poderão? Neste ousado projeto de direção, múltiplas cenas, dirigidas paralelamente pelos 5 diretores do grupo, formam nossa narrativa, focada nas transições, nas mortes, nos desejos, na mitologia e na fluidez da água.
NORMAL.jpg
LeJATaN
Sinopse: Uma procura. Um objeto. Um​ ser. Várias reflexões. Você já parou para pensar o que desencadeia cada pensamento? Onde as memórias se cruzam com a habitualidade do dia a dia?
edição 1_2020
bottom of page